- O QUE É:
Pesquisando sobre tipos de chave e formas de instalar, achei muita coisa interessante.
Mas antes de mais nada vou expor os termos a serem pesquisados em fontes estrangeiras (no caso, de língua inglesa), para caso haja interesse vocês possam pesquisar na internet a fora:
Battery Master Switch
Battery Kill Switch
Battery Master Cutt-off Switch
- TIPOS:
- DOIS POLOS/TERMINAIS
- SEIS POLOS/TERMINAIS
O tipo mais comum e fácil de encontrar em solo brasileiro é o de dois polos:
Encontra-se esse tipo de chave/switch em praticamente qualquer lugar do Brasil, no entanto ela não atende as exigências estabelecidas pela FIA, além do que a maioria delas passa longe da qualidade necessária para garantir uma instalação elétrica adequada e segura.
O correto é utilizar um switch FIA APPROVED (aprovado pela FIA), que seria o de SEIS polos (contra DOIS polos do convencional), abaixo:
Exemplo de chave geral de seis polos, no caso, uma OMP EA/462
- ONDE POSICIONÁ-LA:
É importante pensar que em caso de emergência duas pessoas tem que ter alcance da chave geral, são elas você como piloto e um fiscal, socorrista e qualquer outra pessoa que vá prestar socorro no autódromo caso você precise.
Se a chave for instalada fora do carro (como em muitos regulamentos é exigido) você terá que sair do carro para acessa-la, ou esperar que um fiscal/socorrista chegue até você para que ele realize o procedimento.
Vejo muitos carros com a chave posicionada de modo que fique fácil tanto para o piloto quanto para o socorrista desligarem a chave, próximo a janela do motorista:
Fique atento aos regulamentos impostos pela categoria em que você pretende correr, pois pode ser que seja mandatório o uso da chave geral logo abaixo do para-brisa na frente do motorista.
Um exemplo de local que eu considero ser mal posicionado:
- DIAGRAMA/ESQUEMA ELÉTRICO, COMO REALIZAR A INSTALAÇÃO:
É importante pensar que a chave geral deve cortar todo e qualquer suprimento de energia para o cofre do motor. Via de regra, na maioria dos regulamentos é proibido cortar apenas o sinal de um relé que ativa o motor de partida e/ou alternador.
A CHAVE GERAL TEM QUE CORTAR O SUPRIMENTO GERAL DO COFRE.
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