Neste post irei detalhar o chicote 9S65-6C319. Esse chicote em especifico acompanhou um motor que adquiri esse ano. Se trata de um Zetec Rocam 1.6 GASOLINA, versão exportação (p/ Argentina, por isso Gasolina e não FLEX).
Existem algumas versões de chicote de Rocam, não sei detalhar quantos com precisão, mas algumas diferenças/modificações ao logo da história desse motor são:
01. CONECTOR PRINCIPAL (ECU):
Esse conector é um conector Bosch com 40 vias.
Por alguma razão esse conector não possui o pinout impresso nele, com a identificação das linhas e colunas. Fiz um desenho rápido que poderá sofrer modificações assim que eu descobrir a identificação oficial de cada terminal.
A maioria dos conectores automotivos tem terminais maiores e terminais menores, que suportam mais ou menos corrente respectivamente. Em grande parte dos casos os terminais maiores são para potência e os menores para sensores. No entanto isso não é via de regra, como poderá ser observado nessa aplicação os sinais (-) para os bicos vem de terminais menores, e apenas os sinais da bobina vem dos maiores.
Das 40 vias do conector, 8 são grandes e 32 pequenos, como poderá ser observado na imagem a seguir:
Existem algumas versões de chicote de Rocam, não sei detalhar quantos com precisão, mas algumas diferenças/modificações ao logo da história desse motor são:
- Diferentes tipos de sensor de rotação
- Dois tipos de bobina diferentes
- Com e sem sensor de fase
- Diferentes tipos de atuador de marcha lenta (IAC)
- Diferentes tipos de ECU
- Flex vs. Gasolina
01. CONECTOR PRINCIPAL (ECU):
Esse conector é um conector Bosch com 40 vias.
Por alguma razão esse conector não possui o pinout impresso nele, com a identificação das linhas e colunas. Fiz um desenho rápido que poderá sofrer modificações assim que eu descobrir a identificação oficial de cada terminal.
A maioria dos conectores automotivos tem terminais maiores e terminais menores, que suportam mais ou menos corrente respectivamente. Em grande parte dos casos os terminais maiores são para potência e os menores para sensores. No entanto isso não é via de regra, como poderá ser observado nessa aplicação os sinais (-) para os bicos vem de terminais menores, e apenas os sinais da bobina vem dos maiores.
Das 40 vias do conector, 8 são grandes e 32 pequenos, como poderá ser observado na imagem a seguir:
02. SENSOR DE ROTAÇÃO:
O sensor de rotação do tipo indutivo. Seu chicote é blindado (shielded cable) com dois terminais.
1: BRANCO/VERMELHO - POSITIVO SENSOR DE ROTAÇÃO
2: MARRO/VERMELHO - NEGATIVO SENSOR DE ROTAÇÃO
Como todo cabo blindado, é necessário aterrar a malha, nesse caso a malha é aterrada no terminal B3 do conector principal.
NO CONECTOR PRINCIPAL:
C3: BRANCO/VERMELHO - POSITIVO SENSOR DE ROTAÇÃO (#1)
C4: MARROM/VERMELHO - NEGATIVO SENSOR DE ROTAÇÃO (#2)
B3: PRETO - GND MALHA
03. SENSOR DE FASE:
O sensor de fase do Rocam parece ser do tipo Hall, são 3 fios convencionais, sem blindagem.
1: AMARELO/LILAZ - 5v
2: BRANCO/LILÁS -
3: MARROM/BRANCO -
NO CONECTOR PRINCIPAL:
C7: AMARELO - 5v
D3: BRANCO/LILÁS -
D4: MARROM/BRANCO -
Obs.: Ele sai AMARELO do conector principal e chega AMARELO/LILÁS no conector do sensor pois no meio do chicote ele tem um splice para o sensor de fase e para o sensor TMAP.
04. SENSOR DE DETONAÇÃO:
Cabo blindado.
1-
2-
NO CONECTOR PRINCIPAL:
D7:
D8:
A3: PRETO - GND MALHA
05. SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA:
1-
2-
NO CONECTOR PRINCIPAL:
06. SENSOR DE TEMPERATURA DO AR E PRESSÃO DO COLETOR (TMAP):
1-
2-
3-
4-
NO CONECTOR PRINCIPAL:
07. SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO:
1-
NO CONECTOR PRINCIPAL:
aa
08. SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA (TPS):
09.
10. BICOS INJETORES:
11. BOBINA (COIL PACK):
12. CONECTOR DE POTÊNCIA:
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