CHICOTE - FORD ZETEC ROCAM 1.6 (9S65-6C319)

Neste post irei detalhar o chicote 9S65-6C319. Esse chicote em especifico acompanhou um motor que adquiri esse ano. Se trata de um Zetec Rocam 1.6 GASOLINA, versão exportação (p/ Argentina, por isso Gasolina e não FLEX).



Existem algumas versões de chicote de Rocam, não sei detalhar quantos com precisão, mas algumas diferenças/modificações ao logo da história desse motor são:
  • Diferentes tipos de sensor de rotação
  • Dois tipos de bobina diferentes
  • Com e sem sensor de fase
  • Diferentes tipos de atuador de marcha lenta (IAC)
  • Diferentes tipos de ECU
  • Flex vs. Gasolina

01. CONECTOR PRINCIPAL (ECU):
Esse conector é um conector Bosch com 40 vias.
Por alguma razão esse conector não possui o pinout impresso nele, com a identificação das linhas e colunas. Fiz um desenho rápido que poderá sofrer modificações assim que eu descobrir a identificação oficial de cada terminal.

A maioria dos conectores automotivos tem terminais maiores e terminais menores, que suportam mais ou menos corrente respectivamente. Em grande parte dos casos os terminais maiores são para potência e os menores para sensores. No entanto isso não é via de regra, como poderá ser observado nessa aplicação os sinais (-) para os bicos vem de terminais menores, e apenas os sinais da bobina vem dos maiores.

Das 40 vias do conector, 8 são grandes e 32 pequenos, como poderá ser observado na imagem a seguir:









02. SENSOR DE ROTAÇÃO:

O sensor de rotação do tipo indutivo. Seu chicote é blindado (shielded cable) com dois terminais.

1: BRANCO/VERMELHO - POSITIVO SENSOR DE ROTAÇÃO
2: MARRO/VERMELHO - NEGATIVO SENSOR DE ROTAÇÃO

Como todo cabo blindado, é necessário aterrar a malha, nesse caso a malha é aterrada no terminal B3 do conector principal.

NO CONECTOR PRINCIPAL:

C3: BRANCO/VERMELHO -  POSITIVO SENSOR DE ROTAÇÃO (#1)
C4: MARROM/VERMELHO - NEGATIVO SENSOR DE ROTAÇÃO (#2) 
B3: PRETO - GND MALHA










03. SENSOR DE FASE:

O sensor de fase do Rocam parece ser do tipo Hall, são 3 fios convencionais, sem blindagem.

1: AMARELO/LILAZ - 5v
2: BRANCO/LILÁS - 
3: MARROM/BRANCO - 

NO CONECTOR PRINCIPAL:

C7: AMARELO - 5v
D3: BRANCO/LILÁS - 
D4: MARROM/BRANCO - 


Obs.: Ele sai AMARELO do conector principal e chega AMARELO/LILÁS no conector do sensor pois no meio do chicote ele tem um splice para o sensor de fase e para o sensor TMAP.








04. SENSOR DE DETONAÇÃO:

Cabo blindado.

1- 
2- 

NO CONECTOR PRINCIPAL:

D7: 
D8: 
A3: PRETO - GND MALHA








05. SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA:

1-
2-

NO CONECTOR PRINCIPAL:









06. SENSOR DE TEMPERATURA DO AR E PRESSÃO DO COLETOR (TMAP):

1- 
2- 
3- 
4- 

NO CONECTOR PRINCIPAL:









07. SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO:

1-

NO CONECTOR PRINCIPAL:

aa









08. SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA (TPS):










09. 













10. BICOS INJETORES:

















11. BOBINA (COIL PACK):












12. CONECTOR DE POTÊNCIA:













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