2015 - JULHO / JULY
Devido ao upgrade do freio traseiro de tambor para disco, foi necessário alongar o flexível em cerca de 13cm, procurei algumas alternativas OEM com essa medida porém não achei nada, minha saída seria mandar fazer dois flexíveis traseiros.
O que é um peido para quem está cagado?
Já mandei fazer logo tudo em "aeroquip" (entre aspas pois Aeroquip na verdade é marca de mangueira e conexão hidráulica, hoje pertencente ao grupo EATON. Na verdade é mangueira com revestimento em malha de aço, o interno no caso da minha é PTFE (TEFLON), mas há também de borracha (mais convencional).
Segue:
2016 - MARÇO / MARCH
Mudança de planos!
Meu objetivo era restabelecer o aspecto visual e funcional dos cilindros p/ os padrões de fabrica, eu resolvi trazer também três conexões de saída -3AN da própria Tilton (Male/Male AN-3 Union Fitting P/N 73-820).
Logo de cara eu descartei fazer em hardline (tubos de aço, igual o OEM), e eu sabia que a mangueira deveria ser -3AN, logo descobri que muitas equipes estão usando -2AN, porém é dificil de achar e o valor é proibitivo, descartei essa opção.
Dentro do universo de mangueira -3AN, existem milhares de opções, eu precisava de algo que suportasse pressões surreais (sim, numa frenagem a pressão no circuito pode alcançar mais de 4000 psi). Toda mangueira hidraulica tem a pressão de trabalho e a pressão de pico (working pressure e burst pressure). Eu poderia optar por mangueiras prontas, com as terminações já crimpadas, ou comprar um rolo de mangueira, a quantidade de conexões que eu iria precisar, e "fabricar", montar, a mangueira aqui. Após MUITA pesquisa eu descobri que a Summit Racing vende mangueiras AEROQUIP EATON (sim, original Aeroquip, lembra? Aeroquip é marca e não tipo de mangueira!), próprias para uso em freio (ou seja, respeitam as necessidades de pressão que um sistema de freio exige), já montadas, em diversos comprimentos, por um valor muito convidativo. Pronto, a escolha estava feita. Mas e as medidas? OMG.... comecei a tirar medidas igual um alfaiate, mede daqui, dali....bang, é isso.
Não preciso dizer que todas as mangueiras ficaram enormes, né? Pois é... por hora ira ficar assim, depois faço a substituição pelos tamanhos corretos, melhor sobrar do que faltar!
O sistema completo utilizou treze mangueiras até agora, porém quando entrar o freio de mão hidráulico isso passara para quatorze, as quatorze mangueiras já foram compradas. Lembrando que desse total, 4 são flexíveis de roda, substitui os flexíveis feitos no Brasil (inicio do post, em 2015), pelos mesmos Aeroquip Eaton do restante do carro. Para fazer essa substituição eu precisei descobrir qual era o diametro e rosca (thread size) da conexão das pinças de freio dianteira e traseira do meu carro, após alguma pesquisa descobri que é M10x1.0 BUBBLE FLARE.
Conexões de freio são muito melindrosas, possuem características fora de padrão e além do diâmetro e passo de rosca, é preciso atentar se segue a norma ISO/DIN (Bubble Flare - B.F.) ou SAE (Double Flare também chamada de Inverted Flare (I.F.)).
Como eu iria ligar uma mangueira -3AN na pinça M10x1.0 BF?
Nos EUA algumas empresas vendem um adaptador do padrão de conexão de freio p/ o padrão Army Navy (AN). A Fragola tem um catalogo completo de todos os padrões de conexão de freio p/ -3AN.
No meu caso, comprei quatro conexões Fragola P/N 650310 (essas conexões podem ser vistas na última foto do tópico anterior).
Abaixo um comparativo entre o adaptador Fragola e a conexão adaptada no Brasil pelo processo de brasagem (que consiste em pegar um flexível de freio original, retirar as pontas e soldar um adaptador p/ a mangueira "aeroquip":
Para derivar a linha eu usei duas conexões "Tee" com olhal p/ fixação na carroceria.
Para travessar painéis de forma segura e correta, sem o risco da mangueira cisalhar com a vibração, utilizei conexões bulkhead.
Para dar um acabamento e tambem facilitar a montagem quando necessário, identifiquei cada mangueira com um termo retratil industrial, o mesmo que utilizo em meus chicotes.
2016 - SETEMBRO / SEPTEMBER
Cabo de ajuste remoto da balança do freio Tilton, código 75-501
Balança do freio Tilton 72-260 de 7/16"
2016 - SETEMBRO / SEPTEMBER
Finalmente
Segue:
Mudança de planos!
- Tilton 74 Series Master Cylinders:
Surgiu a oportunidade de comprar 3 cilindros mestres Tilton 74 Series usados, saíram de uma equipe da NASCAR. No anuncio dizia que estavam no estado, meio engripados, e que seria bom para tirar partes e não se responsabilizavam pelo não funcionamento. Resolvi arriscar e arrematei, como cavalo "dado" não se olha os dentes, não consegui escolher o tamanho dos cilindros, então comprei as seguintes medidas: 3/4", 13/16" e 1-1/8".
- Tilton 74 Series Rebuild Kits:
Como os cilindros eram usados, resolvi logo de cara, antes mesmo de recebe-los, comprar os kits de reparo para cada um deles.
Também procurei por algum manual de instruções que detalhasse como a manutenção deveria ser realizada, não encontrei na internet e nem mesmo no site oficial da Tilton. Entrei em contato com eles via e-mail e foram super solícitos me enviando prontamente um PDF super detalhado.
Os rebuild kits p/ os MC's 74 Series são compostos de:
1- Coifa de vedação (Rubber Boot)
2- Anel elástico (Snap Ring)
3- Trava da haste (Retainer)
5- Mola (Spring)
6A ou 6B- Assentamento da mola (Spring Seat)
7- Batente de borracha (Rubber Cushion)
8- Embolo com gachetas (Piston Assembly)
Quem precisar ou tiver curiosidade, eu fiz o upload do manual aqui:
https://pt.scribd.com/document/329675475/Tilton-98-1231-MC-Rebuild-Kit
https://pt.scribd.com/document/329675475/Tilton-98-1231-MC-Rebuild-Kit
- Outros acessórios dos reservatórios e conexões:
Como os rebuild kits não contemplam tampas e abraçadeiras, eu comprei separado uma tampa (Reservoir Cap P/N 74-207) e três abraçadeiras (Reservoir Clamp P/N 74-208), esses itens são considerados acessórios dos reservatórios, nesse universo de cilindros mestre de competição tudo é meio que separado para te dar a liberdade de usar os acessórios de acordo com o seu projeto, como por exemplo:
- Reservatório pequeno, médio ou grande;
- Reservatório montado em cima do cilindro mestre ou montado remoto;
- Reservatório com conexão de saída tipo espigão ou -3AN;
- Reservatório de plástico ou de alumínio.
E por ai vai...
- Linhas de freio e flexíveis:
Ok, três cilindros mestres, setup de freio individual (frente e trás), como eu iria fazer a ligação de tudo isso? Comecei a estudar as possibilidades, os produtos que eu poderia utilizar, especificações técnicas, PREÇO!
Logo de cara eu descartei fazer em hardline (tubos de aço, igual o OEM), e eu sabia que a mangueira deveria ser -3AN, logo descobri que muitas equipes estão usando -2AN, porém é dificil de achar e o valor é proibitivo, descartei essa opção.
Dentro do universo de mangueira -3AN, existem milhares de opções, eu precisava de algo que suportasse pressões surreais (sim, numa frenagem a pressão no circuito pode alcançar mais de 4000 psi). Toda mangueira hidraulica tem a pressão de trabalho e a pressão de pico (working pressure e burst pressure). Eu poderia optar por mangueiras prontas, com as terminações já crimpadas, ou comprar um rolo de mangueira, a quantidade de conexões que eu iria precisar, e "fabricar", montar, a mangueira aqui. Após MUITA pesquisa eu descobri que a Summit Racing vende mangueiras AEROQUIP EATON (sim, original Aeroquip, lembra? Aeroquip é marca e não tipo de mangueira!), próprias para uso em freio (ou seja, respeitam as necessidades de pressão que um sistema de freio exige), já montadas, em diversos comprimentos, por um valor muito convidativo. Pronto, a escolha estava feita. Mas e as medidas? OMG.... comecei a tirar medidas igual um alfaiate, mede daqui, dali....bang, é isso.
Não preciso dizer que todas as mangueiras ficaram enormes, né? Pois é... por hora ira ficar assim, depois faço a substituição pelos tamanhos corretos, melhor sobrar do que faltar!
O sistema completo utilizou treze mangueiras até agora, porém quando entrar o freio de mão hidráulico isso passara para quatorze, as quatorze mangueiras já foram compradas. Lembrando que desse total, 4 são flexíveis de roda, substitui os flexíveis feitos no Brasil (inicio do post, em 2015), pelos mesmos Aeroquip Eaton do restante do carro. Para fazer essa substituição eu precisei descobrir qual era o diametro e rosca (thread size) da conexão das pinças de freio dianteira e traseira do meu carro, após alguma pesquisa descobri que é M10x1.0 BUBBLE FLARE.
Conexões de freio são muito melindrosas, possuem características fora de padrão e além do diâmetro e passo de rosca, é preciso atentar se segue a norma ISO/DIN (Bubble Flare - B.F.) ou SAE (Double Flare também chamada de Inverted Flare (I.F.)).
Como eu iria ligar uma mangueira -3AN na pinça M10x1.0 BF?
Nos EUA algumas empresas vendem um adaptador do padrão de conexão de freio p/ o padrão Army Navy (AN). A Fragola tem um catalogo completo de todos os padrões de conexão de freio p/ -3AN.
No meu caso, comprei quatro conexões Fragola P/N 650310 (essas conexões podem ser vistas na última foto do tópico anterior).
Abaixo um comparativo entre o adaptador Fragola e a conexão adaptada no Brasil pelo processo de brasagem (que consiste em pegar um flexível de freio original, retirar as pontas e soldar um adaptador p/ a mangueira "aeroquip":
Para derivar a linha eu usei duas conexões "Tee" com olhal p/ fixação na carroceria.
Para travessar painéis de forma segura e correta, sem o risco da mangueira cisalhar com a vibração, utilizei conexões bulkhead.
Para dar um acabamento e tambem facilitar a montagem quando necessário, identifiquei cada mangueira com um termo retratil industrial, o mesmo que utilizo em meus chicotes.
- Válvula proporcionadora Tilton 90-1003:
- Brake Speed Bleeder - Sangradores de freio valvulados:
Esses sangradores possuem uma válvula interna que permitem fazer a sangria SOZINHO. Além disso, mesmo que se faça em duas pessoas, facilita MUITO o processo e garante que não haverá ar no sistema. GENIAL!
2016 - SETEMBRO / SEPTEMBER
Cabo de ajuste remoto da balança do freio Tilton, código 75-501
Balança do freio Tilton 72-260 de 7/16"
2016 - SETEMBRO / SEPTEMBER
Finalmente
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