DIREÇÃO

Quando eu comecei o projeto do carro eu nunca pensei que fosse fazer alterações tão drásticas no que diz respeito a direção.

Apenas uma caixa de direção hidráulica de Ford Ka Mk1 (é plug and play), volante esportivo, bomba elétrica de Mercedes Benz Classe A W168 e seria isso.
Feijão com arroz, sem inventar moda.

No entanto ao instalar as pedaleiras floor mounted individuais, eu tive que afastar o máximo possível o banco e como consequência o volante ficou longe.

Ah, mas é só prolongar a coluna de direção!

Seria bom se fosse tão simples. Como a coluna do Fiesta sai em ângulo para cima, conforme você prolonga a coluna, mais alto o volante fica.

Vou postar algumas fotos e descrever a evolução:

Fase 01:
  • Banco concha na posição original;
  • Pedaleira original;
  • Volante esportivo Lotse.

Fase inicial, fixei o banco concha no trilho original. Como a pedaleira ainda era OEM, a posição de pilotagem não fugiu muito da original, não era ruim mas também não era perfeita. O volante já era ligeiramente alto, porém nada que impedisse uma condução mais esportiva na pista e confortável no dia a dia.

Fase 02a:
  • Banco concha fixado em suportes modificados e posicionado mais para trás;
  • Pedaleira individual Doppler com cilindros mestre Tilton;
  • Volante esportivo Lotse.


A fase 02 eu decidi dividir em duas etapas pois na verdade ela deu errado de inicio. Quando decidi instalar a pedaleira individual eu procurei os cilindros mestre confiáveis mais baratos que o dinheiro poderia comprar, adquiri os Tilton. Quando fui instalar o conjunto, os cilindros eram muito grandes, fazendo com que a pedaleira fosse ainda mais projetada em direção ao piloto, mesmo rebatendo o banco todo para trás, encostado no ressalto do tanque, ainda era complicado manter as pernas numa posição segura e confortável para pilotar.

Percebi que seria impossível insistir nesses cilindros, coloquei-os a venda e adquiri os AP Racing.

Fase 02 b:
  • Banco concha fixado em suportes modificados e posicionado mais para trás;
  • Pedaleira individual Doppler com cilindros mestre AP Racing;
  • Volante esportivo Lotse.
Prolongamento da coluna de direção através de cubo do volante "raiz"


Com a adoção da pedaleira de piso, o banco teve que ser rebatido para trás e com isso a coluna teve que ser prolongada. Ao prolongar a coluna, pelo fato da mesma no Ford Fiesta ser em ângulo para cima, quanto mais longa, mais alto o volante fica. A posição de pilotar ficou extremamente desagradável e ao enfrentar longo período de transito os braços ficavam bem cansados.

Comecei a pesquisar formas de abaixar a coluna de direção que me levaram a Fase 03.


Fase 03:
  • Banco concha com as alterações feitas na fase 02;
  • Pedaleira individual Doppler;
  • Steering Quickener;
  • Coluna de direção com altura modificada, mais para baixo;
  • Cubo de engate rápido (quick release steering hub), Longacre;
  • Volante esportivo Sparco.

A fase 03 é onde a coisa começa a ficar legal. Eu precisava dar um jeito de abaixar a coluna de direção e não fazia a menor ideia de como fazer isso.
Estava pesquisando referencias a respeito disso na internet e cheguei a uma peça chamada Steering Quickener, que nada mais é que uma transmissão, uma caixa redutora de numero de voltas.
A maioria dos quickeners nos Estados Unidos são com relação de 1.5:1 e 2:1.


Os quickeners mais utilizados no mundo de competição são das marcas Howe e Coleman.
A Coleman, modelo Pro-lite, oferece 3 formas de fixação:

2 bolt (2 parafusos)

3 bolt (3 parafusos)
clamp on (rollbar)

 O tipo de suporte/fixação depende do tipo do projeto. Geralmente o 2 bolt é utilizado no meio da coluna original, quando se deseja apenas reduzir o numero de voltas que o volante da.

O 3 bolt e Clamp On são utilizados quando se deseja eliminar completamente o sistema de direção/coluna original e usar algo dedicado.

Howe

Como eu precisava baixar a coluna de direção, percebi que seria uma maneira interessante de conseguir fazer isso e ao mesmo tempo reduzir o numero de voltas do volante, corri atrás no eBay e achei um vendedor vendendo bem barato um modelo 3 bolt na relação 1.5:1 da Coleman.








Referencias:


Howe instalado

Howe instalado

Howe instalado

Pro-Lite 2 bolt instalado

Post no 6 speed online sobre uma 914 de corrida:
https://www.6speedonline.com/forums/914-914-6/247066-porsche-914-racecar-5.html

Nesse post o dono do carro começa com um modelo 2 bolt da Coleman e percebe movimento lateral, então ele passa para um modelo 3 bolt que acaba com esse problema.
O 2 bolt é concebido para ser utilizado como na foto acima, no meio do sistema de direção, na coluna, e não como coluna em si.




Instalação:


Chapa de reforço


Reforço soldado na estrutura original da coluna, mangueira de argônio da solda tig dobrou impedindo o fluxo do gás, contaminação da solda.

Spline do quick release soldado.

U Joint soldado.






Como eu alterei o ângulo da coluna, tive que adicionar um U Joint para a coluna trabalhar direito, no entanto o ângulo da cruzeta original acabou ficando muito atacado dando um bind/fim de curso ao esterçar. Isso me levou a Fase 04.

Fase 04:


Go big or go home!
Eu precisava mudar algumas coisas na instalação do quickener afim de resolver o problema dos angulos da cruzeta. Resolvi fazer uma modificação radical.

Como vocês já perceberam uma modificação acaba levando a outra. Quando decidi adotar a pedaleira de piso eu não sabia que teria que afastar o banco, e ao afastar o banco teria que prolongar a coluna, e prolongando a coluna eu teria que rebaixar ela, pois ficaria muito alta. Ou seja, se você decidir trilhar esse caminho, pense em todos os aspectos e modificações envolvidas para não dar tanta cabeçada no meio do projeto como eu dei.

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