Quando eu comecei o projeto do carro eu nunca pensei que fosse fazer alterações tão drásticas no que diz respeito a direção.
Apenas uma caixa de direção hidráulica de Ford Ka Mk1 (é plug and play), volante esportivo, bomba elétrica de Mercedes Benz Classe A W168 e seria isso.
Feijão com arroz, sem inventar moda.
No entanto ao instalar as pedaleiras floor mounted individuais, eu tive que afastar o máximo possível o banco e como consequência o volante ficou longe.
Ah, mas é só prolongar a coluna de direção!
Seria bom se fosse tão simples. Como a coluna do Fiesta sai em ângulo para cima, conforme você prolonga a coluna, mais alto o volante fica.
Vou postar algumas fotos e descrever a evolução:
Fase 01:
A fase 02 eu decidi dividir em duas etapas pois na verdade ela deu errado de inicio. Quando decidi instalar a pedaleira individual eu procurei os cilindros mestre confiáveis mais baratos que o dinheiro poderia comprar, adquiri os Tilton. Quando fui instalar o conjunto, os cilindros eram muito grandes, fazendo com que a pedaleira fosse ainda mais projetada em direção ao piloto, mesmo rebatendo o banco todo para trás, encostado no ressalto do tanque, ainda era complicado manter as pernas numa posição segura e confortável para pilotar.
Percebi que seria impossível insistir nesses cilindros, coloquei-os a venda e adquiri os AP Racing.
Fase 02 b:
A fase 03 é onde a coisa começa a ficar legal. Eu precisava dar um jeito de abaixar a coluna de direção e não fazia a menor ideia de como fazer isso.
Estava pesquisando referencias a respeito disso na internet e cheguei a uma peça chamada Steering Quickener, que nada mais é que uma transmissão, uma caixa redutora de numero de voltas.
A maioria dos quickeners nos Estados Unidos são com relação de 1.5:1 e 2:1.
Os quickeners mais utilizados no mundo de competição são das marcas Howe e Coleman.
A Coleman, modelo Pro-lite, oferece 3 formas de fixação:
O tipo de suporte/fixação depende do tipo do projeto. Geralmente o 2 bolt é utilizado no meio da coluna original, quando se deseja apenas reduzir o numero de voltas que o volante da.
O 3 bolt e Clamp On são utilizados quando se deseja eliminar completamente o sistema de direção/coluna original e usar algo dedicado.
Como eu precisava baixar a coluna de direção, percebi que seria uma maneira interessante de conseguir fazer isso e ao mesmo tempo reduzir o numero de voltas do volante, corri atrás no eBay e achei um vendedor vendendo bem barato um modelo 3 bolt na relação 1.5:1 da Coleman.
Referencias:
Instalação:
Como eu alterei o ângulo da coluna, tive que adicionar um U Joint para a coluna trabalhar direito, no entanto o ângulo da cruzeta original acabou ficando muito atacado dando um bind/fim de curso ao esterçar. Isso me levou a Fase 04.
Fase 04:
Go big or go home!
Eu precisava mudar algumas coisas na instalação do quickener afim de resolver o problema dos angulos da cruzeta. Resolvi fazer uma modificação radical.
Como vocês já perceberam uma modificação acaba levando a outra. Quando decidi adotar a pedaleira de piso eu não sabia que teria que afastar o banco, e ao afastar o banco teria que prolongar a coluna, e prolongando a coluna eu teria que rebaixar ela, pois ficaria muito alta. Ou seja, se você decidir trilhar esse caminho, pense em todos os aspectos e modificações envolvidas para não dar tanta cabeçada no meio do projeto como eu dei.
Apenas uma caixa de direção hidráulica de Ford Ka Mk1 (é plug and play), volante esportivo, bomba elétrica de Mercedes Benz Classe A W168 e seria isso.
Feijão com arroz, sem inventar moda.
No entanto ao instalar as pedaleiras floor mounted individuais, eu tive que afastar o máximo possível o banco e como consequência o volante ficou longe.
Ah, mas é só prolongar a coluna de direção!
Seria bom se fosse tão simples. Como a coluna do Fiesta sai em ângulo para cima, conforme você prolonga a coluna, mais alto o volante fica.
Vou postar algumas fotos e descrever a evolução:
Fase 01:
- Banco concha na posição original;
- Pedaleira original;
- Volante esportivo Lotse.
Fase inicial, fixei o banco concha no trilho original. Como a pedaleira ainda era OEM, a posição de pilotagem não fugiu muito da original, não era ruim mas também não era perfeita. O volante já era ligeiramente alto, porém nada que impedisse uma condução mais esportiva na pista e confortável no dia a dia.
Fase 02a:
- Banco concha fixado em suportes modificados e posicionado mais para trás;
- Pedaleira individual Doppler com cilindros mestre Tilton;
- Volante esportivo Lotse.
A fase 02 eu decidi dividir em duas etapas pois na verdade ela deu errado de inicio. Quando decidi instalar a pedaleira individual eu procurei os cilindros mestre confiáveis mais baratos que o dinheiro poderia comprar, adquiri os Tilton. Quando fui instalar o conjunto, os cilindros eram muito grandes, fazendo com que a pedaleira fosse ainda mais projetada em direção ao piloto, mesmo rebatendo o banco todo para trás, encostado no ressalto do tanque, ainda era complicado manter as pernas numa posição segura e confortável para pilotar.
Percebi que seria impossível insistir nesses cilindros, coloquei-os a venda e adquiri os AP Racing.
Fase 02 b:
- Banco concha fixado em suportes modificados e posicionado mais para trás;
- Pedaleira individual Doppler com cilindros mestre AP Racing;
- Volante esportivo Lotse.
Prolongamento da coluna de direção através de cubo do volante "raiz"
Com a adoção da pedaleira de piso, o banco teve que ser rebatido para trás e com isso a coluna teve que ser prolongada. Ao prolongar a coluna, pelo fato da mesma no Ford Fiesta ser em ângulo para cima, quanto mais longa, mais alto o volante fica. A posição de pilotar ficou extremamente desagradável e ao enfrentar longo período de transito os braços ficavam bem cansados.
Comecei a pesquisar formas de abaixar a coluna de direção que me levaram a Fase 03.
Fase 03:
- Banco concha com as alterações feitas na fase 02;
- Pedaleira individual Doppler;
- Steering Quickener;
- Coluna de direção com altura modificada, mais para baixo;
- Cubo de engate rápido (quick release steering hub), Longacre;
- Volante esportivo Sparco.
A fase 03 é onde a coisa começa a ficar legal. Eu precisava dar um jeito de abaixar a coluna de direção e não fazia a menor ideia de como fazer isso.
Estava pesquisando referencias a respeito disso na internet e cheguei a uma peça chamada Steering Quickener, que nada mais é que uma transmissão, uma caixa redutora de numero de voltas.
A maioria dos quickeners nos Estados Unidos são com relação de 1.5:1 e 2:1.
Os quickeners mais utilizados no mundo de competição são das marcas Howe e Coleman.
A Coleman, modelo Pro-lite, oferece 3 formas de fixação:
2 bolt (2 parafusos) |
3 bolt (3 parafusos) |
clamp on (rollbar) |
O 3 bolt e Clamp On são utilizados quando se deseja eliminar completamente o sistema de direção/coluna original e usar algo dedicado.
Howe
Como eu precisava baixar a coluna de direção, percebi que seria uma maneira interessante de conseguir fazer isso e ao mesmo tempo reduzir o numero de voltas do volante, corri atrás no eBay e achei um vendedor vendendo bem barato um modelo 3 bolt na relação 1.5:1 da Coleman.
Referencias:
Howe instalado
Howe instalado
Howe instalado
Pro-Lite 2 bolt instalado
Post no 6 speed online sobre uma 914 de corrida:
https://www.6speedonline.com/forums/914-914-6/247066-porsche-914-racecar-5.html
Nesse post o dono do carro começa com um modelo 2 bolt da Coleman e percebe movimento lateral, então ele passa para um modelo 3 bolt que acaba com esse problema.
O 2 bolt é concebido para ser utilizado como na foto acima, no meio do sistema de direção, na coluna, e não como coluna em si.
Chapa de reforço
Reforço soldado na estrutura original da coluna, mangueira de argônio da solda tig dobrou impedindo o fluxo do gás, contaminação da solda.
Spline do quick release soldado.
U Joint soldado.
Como eu alterei o ângulo da coluna, tive que adicionar um U Joint para a coluna trabalhar direito, no entanto o ângulo da cruzeta original acabou ficando muito atacado dando um bind/fim de curso ao esterçar. Isso me levou a Fase 04.
Fase 04:
Go big or go home!
Eu precisava mudar algumas coisas na instalação do quickener afim de resolver o problema dos angulos da cruzeta. Resolvi fazer uma modificação radical.
Como vocês já perceberam uma modificação acaba levando a outra. Quando decidi adotar a pedaleira de piso eu não sabia que teria que afastar o banco, e ao afastar o banco teria que prolongar a coluna, e prolongando a coluna eu teria que rebaixar ela, pois ficaria muito alta. Ou seja, se você decidir trilhar esse caminho, pense em todos os aspectos e modificações envolvidas para não dar tanta cabeçada no meio do projeto como eu dei.
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